PERGUNTAS FREQUENTES
Pilates Emagrece?
O Pilates pode ajudar na perda de peso, sim. Mas o seu objetivo não é a queima de calorias, pois não é uma atividade cardiovascular. O foco do Pilates está em tonificar a musculatura, deixando o corpo mais delineado. A produção de massa magra promovida pelo método estimula o metabolismo e pode acelerar o emagrecimento.
Mas para quem quer emagrecer, os especialistas recomendam combinar a prática do Pilates com uma alimentação balanceada e atividades aeróbicas como a caminhada, a corrida, a bicicleta ou a natação. A quantidade de calorias queimadas também vai depender do seu biotipo corporal e do nível de esforço que você faz. Outra relação entre o Pilates e o emagrecimento é a melhora do aspecto postural que ele promove, mantendo o alinhamento corporal. Com uma postura correta e bonita, você se sente mais magro e com o corpo esbelto.
Em quanto tempo consigo sentir/ver resultados?
A consciência corporal começa a ser despertada a partir da primeira aula. Você passa a perceber melhor o seu corpo e começa a identificar os seus vícios posturais e o mau uso do seu corpo (por ex. ombros levantados, joelhos hiperextendidos etc.). Aí você já começa a descobrir fibras musculares que não utilizava e aprende a acioná-las para construir o seu centro de forças, que tem como centro a musculatura abdominal, que vai ajudá-lo a sustentar-se e ao mesmo tempo proteger sua coluna lombar. A mudança postural começa no sistema nervoso, porque temos no nosso cérebro a impressão da nossa imagem corporal e dos nossos padrões posturais e de movimento. Daí a ênfase que damos à consciência corporal. Cada movimento é repetido poucas vezes,e, como essas repetições são suaves e conscientes, você perceberá que a cada repetição há uma pequena conquista.
Quantas vezes por semana é o indicado para praticar Pilates?
O ideal seria fazer aulas 3 vezes por semana; no entanto, 2 vezes por semana é uma boa freqüência. Fazer aulas uma vez por semana ainda é melhor do que nenhuma. Contudo, os resultados serão mais lentos. Mas, ainda assim, a aquisição que se tem de consciência corporal, alongamento, flexibilidade e melhora postural é indiscutível.
A partir de que idade pode-se iniciar Pilates?
Não há contra-indicação nesse trabalho para crianças. Mas ele exige concentração e motivação para se cuidar, o que raras crianças conseguem, pois essas não são habilidades do universo infantil. Por isso consideramos que em torno de 14 anos, já se tem maturidade suficiente para começar a se trabalhar.
Pilates ou Musculação?
Hoje a preocupação com a saúde e bem-estar físico é grande, existem diversos estilos e modalidades de exercícios físicos, que muitas vezes nos deixam em dúvida do que praticar e porque praticar. Essa dúvida ocorre frequentemente entre o Pilates e a Musculação, ambos são métodos eficazes, mas com características peculiares.
A musculação tem o objetivo primário de desenvolvimento da força e resistência muscular, através de um treinamento com variações de carga, tempo de concentração e velocidade controláveis, contribuindo para a saúde, bem-estar e melhora do perfil estético, ou seja, tônus e aumento de massa muscular. Já o Pilates foca no alongamento muscular e fortalecimento da musculatura profunda à superficial, de forma equilibrada, melhorando a postura e definindo músculos sem hipertrofia. A concentração é exigida para executar os exercícios com precisão, havendo necessidade de interação entre o corpo e mente.Podemos dizer que a maior vantagem do trabalho muscular desenvolvido pelo pilates sobre a musculação é a possibilidade de focar vários músculos simultaneamente com a ativação do CORE (músculos do assoalho pélvico e abdominais).
A opção de cada pessoa depende de sua personalidade e intenção, na maioria da vezes, quem procura o Pilates, não se adapta bem ao ambiente e rotina de academia, já quem deseja aumentar os músculos segue o caminho da musculação.
Pilates e musculação são atividades diferentes, mas que podem ser realizadas juntas, já que o Pilates é uma atividade que convive bem com qualquer tipo de treinamento esportivo. O Pilates é a base para qualquer atividade física. A consciência corporal e a eficiência dos movimentos que ele promovem, podem ajudar na realização de uma musculação mais segura com resultados melhores e mais rápidos.
Pilates é contra-indicado na gravidez?
De modo algum!!! Como é um trabalho suave e individualizado, poderá manter o seu corpo forte e saudável durante a gravidez e prepará-lo para o parto. Evidentemente, o programa de exercícios será diferente para uma grávida. Há posturas e exercícios que são contra-indicados durante a gravidez. É muito importante que seu instrutor seja informado da sua gravidez e que seu médico a autorize a exercitar-se. Há também diferentes programas de exercícios para grávidas que eram sedentárias e grávidas que se exercitavam antes da gravidez.