Benefícios do Pilates para os Idosos
- Dr. Cesar Felipe Rech
- 8 de jun. de 2017
- 4 min de leitura
O envelhecimento é um processo biológico o qual todos vamos passar um dia. Ele é um processo progressivo que vai ocasionando diversas alterações no corpo. Alterações essas que podem ser funcionais, psicológicas ou biológicas. E irão fazer com que seja mais difícil para o corpo se adequar ao meio ambiente.
São diversas as consequências do envelhecimento para o corpo, entre elas temos a perda da capacidade funcional que afeta as habilidades físicas e mentais. O que afeta diretamente a realização das atividades rotineiras.
Além disso, o envelhecimento traz com ele o aumento das chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, osteoporose, dentre outras.
Infelizmente, além de todos os problemas citados, muitos outros problemas assolam os idosos com o passar dos anos como:
Diminuição da capacidade pulmonar
Diminuição da coordenação
Amplitude de movimento reduzida
Diminuição da circulação
Perda da percepção corporal
Perda da flexibilidade
Lentidão reflexa
Outro dado importante relacionado ao envelhecimento é que 15% dos idosos são atingidos pela depressão, sendo 2% com depressão grave.
Mas não precisa se preocupar, uma das formas mais eficazes de combater esse mal é a prática de exercícios físicos. Principalmente em grupos ou com pelo menos mais uma pessoa, para que um estimule o outro de alguma forma.
Além de tudo que já citamos, outro problema grave que se agrava com o envelhecimento é a perca do equilíbrio, e quedas como sabemos são muito perigosas nessa faixa etária, uma vez que o corpo está mais sensível e vulnerável como falamos anteriormente.
Isso acontece, pois, os três sistemas perceptivos (vestibular, visual e proprioceptivo) são afetados. E como consequência dessas alterações tem a instabilidade do corpo, que na maioria das vezes, leva a quedas. Mas qual a função desses sistemas? Segundo o CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade), o equilíbrio do corpo se dá principalmente da interação desses sistemas. Então vamos saber como eles funcionam para nós.
Vestibular: responsável pelas acelerações e desacelerações angulares rápidas, importante para a manutenção da postura ereta.
Proprioceptivo: percepção do corpo no espaço e seus movimentos.
Visual: oferece referência para a verticalidade por possuir duas fontes de informação – visão e motricidade ocular. A primeira situa o indivíduo no ambiente e a segunda situa o olho dentro da órbita pela coordenação cefálica.
Sendo assim, com todas essas alterações geradas pelo envelhecimento, há a necessidade de promover saúde e bem-estar do público dessa faixa etária, os idosos. Além da reabilitação das condições clínicas patológicas ou não, que interferem na capacidade funcional do idoso. É importante também que haja a prevenção e tratamento das incapacidades funcionais que o envelhecimento traz para o corpo.
Como acabamos de ver, o processo de envelhecimento por mais que seja natural do corpo humano, traz um grande impacto para o corpo nos mais diversos aspectos. Porém cada um pode escolher como deseja vivenciar esse processo. Dizemos isso pois, pode ser uma opção de cada um envelhecer de forma ativa e saudável, com boas condições de saúde.
PILATES X TERCEIRA IDADE
O Pilates para idosos se destaca como uma das melhores atividades físicas. Isso porque ele tem como objetivo principal o fortalecimento, alongamento, e a consciência corporal. E se levarmos em conta que ainda trabalha a mente integrada com o corpo, fica difícil achar atividade melhor que essa.
Além disso, o método tem exercícios de baixo impacto, que trabalha músculos específicos de acordo com a necessidade do aluno.

Mas tem muitos outros pontos positivos, vamos ver todos?
Abaixo listamos, todos os benefícios que o Pilates para idosos pode promover.
Redução de dores
Seja qualquer área do corpo, uma vez que ele pode ser voltado para a necessidade do aluno.
Proporciona estímulo à melhora do equilíbrio e da propriocepção
O que como vimos é de extrema importância, uma vez que na terceira idade a falta de equilíbrio é uma das maiores preocupações.
Melhora o condicionamento físico
Porém isso é feito da melhor maneira para o idoso, uma vez que é uma atividade física de baixo impacto cardiovascular, mas com grandes melhoras no condicionamento.
Proporciona consciência corporal
Muito importante para o controle dos músculos envolvidos nos movimentos. E por que? Pois uma vez que o indivíduo sabe o que está fazendo e como está fazendo, o movimento torna-se mais eficaz.
Corrige a postura
O que consequentemente ativa a circulação e tenciona os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.
Trabalha os músculos profundos
Incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.
Além desses já citados, há muitos outros. Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:
Alívio da dor
Ganho de força muscular
Aumento da flexibilidade e mobilidade
Alívio do estresse;
Prevenção de lesões
Melhora dos reflexos
Maior percepção dos movimentos
Melhora da velocidade de andar
Melhora da autoestima
Diminuição da depressão
Mantém o peso corporal
Fortalece os músculos das pernas e costas
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
Melhora as reações posturais.
Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades simples diárias que dificultam a vida do idoso. E com a prática de Pilates para idosos, essas atividades simples como levantar da cama, caminhar, descer escadas, pegar coisas no armário, abaixar, irão ser realizada de forma cada vez mais fácil, tranquila e sem dores.
Fonte: REVISTA PILATES