top of page
Buscar

Pilates na Reabilitação Pós-Cirúrgica da Coluna Vertebral

  • Dr. Cesar Felipe Rech - Fisioterapeuta Crefito 8
  • 19 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Você sabia?

A grande maioria dos pacientes que se submetem a uma cirurgia minimamente invasiva acha que a reabilitação através da fisioterapia, ou outros métodos como Pilates ou RPG é desnecessário. Mas saiba que é imprescindível uma boa função muscular após um procedimento na coluna para acelerar a recuperação e minimizar futuros problemas.

A dor na coluna está associada ao sedentarismo! As pessoas podem ter consciência de sua fraqueza muscular, mas não entendem seu impacto negativo sobre a coluna e a função articular, mesmo em indivíduos com bom condicionamento físico, evidências mostram que pode haver fraqueza muscular localizada e isso pode acarretar em problemas discais. Portanto, é necessário um treinamento específico para a coluna e recomendado após qualquer procedimento cirúrgico. É primordial estimular o retorno da função reeducando a postura, a mecânica corporal e a estabilização da coluna.


Recuperando a mobilidade e a flexibilidade


Queixas de dor na perna (ciática) proveniente de hérnia de disco, ou de uma síndrome do piriforme por exemplo, são frequentes, apresentam tensão excessiva no trajeto do nervo ciático, na face posterior da perna. Essa tensão deve ser eliminada com alongamentos específicos e leves e/ou mobilização tecidual. Tratar a mobilidade das várias áreas articulares atravessadas pelo trajeto do nervo pode ajudar a restaurar a excursão completa desta via. Por exemplo, na ciática, frequentemente ocorre o encurtamento dos músculos da panturrilha, do ísquio-tibiais (flexores do joelho) e dos rotadores do quadril. As articulações do tornozelo, joelho e quadril podem ser tratadas de forma individual e global para diminuir a tensão nas estruturas ao redor o método Pilates é perfeito para a recuperação destas musculaturas.



Fortalecimento da musculatura profunda que sustenta a coluna é o objetivo do método


O Pilates é focado no tratamento da fraqueza nos músculos profundos na recuperação da mobilidade da coluna e na postura. Essa técnica auxiliada com a estabilização segmentar é considerada por muitos de nós fisioterapeutas como parte essencial do programa de reabilitação especialmente na presença de patologia discal (ex: Hérnia de Disco ou Discopatia Degenerativa etc..)


Os dois grupos musculares que são recrutados primeiro são os Multífido e o Transverso Abdominal. Estudos mostram que há atraso na contração destes músculos em pacientes com lombalgia. Há evidências de atrofia do Multífido no nível da hérnia de disco. Estes músculos podem ser reabilitados e a sua recuperação não irá ocorrer automaticamente após uma intervenção cirúrgica por exemplo. Os grupos musculares maiores permitem a função sem ativar fortemente os estabilizadores. A deficiência na estabilização muscular na coluna pode contribuir para a frequência de doença degenerativa discal observada na população geral. O treinamento do Multífido e do Transverso abdominal requer concentração, o transverso abdominal é recrutado contraindo o abdome para dentro, criando uma pressão em direção à região lombar. Uma vez o aluno consiga contrair corretamente, ele deveria tentar manter a mesma pressão realizando movimentos variados com os braços e pernas, treinando os músculos a manter a estabilidade da coluna durante estes movimentos, realizando este exercício junto com as contrações do assoalho pélvico e a respiração, será conquistado a melhor estabilização possível e potencialização de todos os exercícios do método.



 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

HORÁRIOS DE

FUNCIONAMENTO

 

SEGUNDA A QUINTA

07h às 20h

SEXTA 

07h às 18h

 

 

 

​​

 

 

ENDEREÇO

Av. das Américas, 1884
São José dos Pinhais - Paraná

Telefone: (41) 3146-4903
WhatsApp: (41) 99726-0903

E-mail: contato.espacoesthetique@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram

MAPA

bottom of page